31 9 9926-6106 / 31 3333.6475 contato@julianaemerick.com.br

Fique atento! Se seu gato apresentar algum desses sintomas, procure um veterinário imediatamente!

O câncer não atinge apenas os humanos, os gatos também podem ter a doença.

Infelizmente, não podemos impedir que nosso companheiro felino tenha a doença, mas é importante ficar atento aos sinais que o câncer dá.

Ao notar um ou mais sintomas que vamos citar, é necessário levar seu gato ao veterinário imediatamente para que ele verifique do que se trata. Segundo o doutor Lorie Huston, assim como acontece com as pessoas, quanto mais cedo detectamos o câncer, maiores são as chances de cura.

De acordo com o Pet MD, veja 10 sinais que podem indicar que seu gato está com câncer:

  1. Evidência de dor – Se seu gato mancar ou apresentar qualquer evidência de que esteja com dor ao andar, pular ou correr pode ser que ele esteja com problemas nas articulações ou nos músculos. Mas esse sinal não deve ser ignorado, porque pode ser um sintoma de câncer.
  2. Mudanças nos hábitos ao usar o banheiro – Preste atenção se seu felino apresentar qualquer alteração na frequência com que usa o banheiro: aumentar a quantidade de urina ou fezes, ou se estiver com dificuldades para ir ao banheiro. E um grande indício de câncer é se tiver sangue em sua urina ou fezes.
  3. Depressão – Se você notar que seu gato está diferente (está dormindo mais e/ou brincando menos) é importante levar ao veterinário, porque associado com outro sintoma, pode ser sinal de câncer.
  4. Tosse ou dificuldade para respirar – Tossir ou respirar com dificuldade pode ser sinal de problema cardíaco, doença no pulmão ou câncer. Porque o câncer pode se espalhar até o pulmão e causar esses sintomas.
  5. Mudanças no apetite – Os gatos não param de comer sem ter uma causa. A falta de apetite pode significar muitas coisas, por isso, você deve procurar o veterinário. Câncer na boca também pode causar dificuldade para comer ou engolir.
  6. Perda de peso – Câncer é uma das doenças que causam a perda de peso. Se isso acontecer com seu felino, procure o veterinário.
  7. Feridas que não saram – Se seu gato tem feridas que não estão sarando, pode ser sinal de infecção, doença de pele ou câncer.
  8. Saindo Substâncias – Se seu felino estiver com diarreia, vomitando ou com alguma parte do corpo sangrando ou com pus, é necessário levá-lo ao veterinário.
  9. Cheiros anormais – Você deve verificar se seu gato apresentar odores fortes na boca, orelha ou em qualquer parte do corpo. Isso pode ser um indício de câncer.
  10. Caroços e inchaços – Nem todos os caroços e inchaços do seu gato são cancerígenos, mas você só vai saber levando ao veterinário. Através de uma biópsia é possível saber se as células são cancerígenas.

Fonte: Portal do Cat