Fique atento! Se seu gato apresentar algum desses sintomas, procure um veterinário imediatamente!
O câncer não atinge apenas os humanos, os gatos também podem ter a doença.
Infelizmente, não podemos impedir que nosso companheiro felino tenha a doença, mas é importante ficar atento aos sinais que o câncer dá.
Ao notar um ou mais sintomas que vamos citar, é necessário levar seu gato ao veterinário imediatamente para que ele verifique do que se trata. Segundo o doutor Lorie Huston, assim como acontece com as pessoas, quanto mais cedo detectamos o câncer, maiores são as chances de cura.
De acordo com o Pet MD, veja 10 sinais que podem indicar que seu gato está com câncer:
- Evidência de dor – Se seu gato mancar ou apresentar qualquer evidência de que esteja com dor ao andar, pular ou correr pode ser que ele esteja com problemas nas articulações ou nos músculos. Mas esse sinal não deve ser ignorado, porque pode ser um sintoma de câncer.
- Mudanças nos hábitos ao usar o banheiro – Preste atenção se seu felino apresentar qualquer alteração na frequência com que usa o banheiro: aumentar a quantidade de urina ou fezes, ou se estiver com dificuldades para ir ao banheiro. E um grande indício de câncer é se tiver sangue em sua urina ou fezes.
- Depressão – Se você notar que seu gato está diferente (está dormindo mais e/ou brincando menos) é importante levar ao veterinário, porque associado com outro sintoma, pode ser sinal de câncer.
- Tosse ou dificuldade para respirar – Tossir ou respirar com dificuldade pode ser sinal de problema cardíaco, doença no pulmão ou câncer. Porque o câncer pode se espalhar até o pulmão e causar esses sintomas.
- Mudanças no apetite – Os gatos não param de comer sem ter uma causa. A falta de apetite pode significar muitas coisas, por isso, você deve procurar o veterinário. Câncer na boca também pode causar dificuldade para comer ou engolir.
- Perda de peso – Câncer é uma das doenças que causam a perda de peso. Se isso acontecer com seu felino, procure o veterinário.
- Feridas que não saram – Se seu gato tem feridas que não estão sarando, pode ser sinal de infecção, doença de pele ou câncer.
- Saindo Substâncias – Se seu felino estiver com diarreia, vomitando ou com alguma parte do corpo sangrando ou com pus, é necessário levá-lo ao veterinário.
- Cheiros anormais – Você deve verificar se seu gato apresentar odores fortes na boca, orelha ou em qualquer parte do corpo. Isso pode ser um indício de câncer.
- Caroços e inchaços – Nem todos os caroços e inchaços do seu gato são cancerígenos, mas você só vai saber levando ao veterinário. Através de uma biópsia é possível saber se as células são cancerígenas.
Fonte: Portal do Cat
Eu estou vencendo o Câncer !!!
Oi, eu sou a Cinzinha, minha mamãe me adotou em 2014, Quando cheguei à minha nova casa nem estranhei o local, pois sabia que ali era meu lugar, que seria feliz. Sempre fui muito levada e brincalhona. Um dia, não sei bem o que aconteceu, mas em janeiro de 2016 fiquei muito fraca, não sabia o que estava acontecendo comigo, tinha vontade de ficar só deitada. Minha perninha ficou doendo muito e fiquei mancado, mal conseguia andar, logo procurava um cantinho para ficar quietinha. Minha mamãe achou estranho, pois sempre fui muito bagunceira, corria pela casa toda. Então, ela me levou em uma moça de branco que ficou me olhando, olhou minha perninha, minha boquinha e viu que estava cheia de feridinhas e com odor forte. Ela disse que eu estava com muita febre. Ela tirou meu sangue em um potinho e disse que era para examinar.
Fiquei muito assustada, querendo entender o que aquela moça de branco tanto falava com minha mamãe. Ela disse que eu precisava fazer um exame em um tal de linfonodo, nem sei o que é isso, mas a moça de branco enfiou uma agulha na minha perninha e depois, um tal de raio x da minha barriguinha. Ela falou com minha mãe que eu tinha linfoma, meus linfonodos estavam aumentados, e tinha que tratar, fazer quimioterapia. Ai começou meu sofrimento, toda quinta-feira eu tinha que sair de casa cedinho e ir pra clinica ver a tal moça de branco e fazer quimioterapia, em casa eu tomava um comprimidinho, eu ficava quietinha sempre, nem reclamava. E, assim, minha vida foi por seis meses. Meus pelinhos caíram muito, também fiquei magrinha, e os pouquinho de pelo que sobraram ficaram sem tonalidade.
Mas, aos poucos, fui voltando a ficar alegre, a correr pela casa novamente, arranhar o sofá, comer o tapete, essas coisas deliciosas de se fazer. Os seis meses foram passando e mais e mais exames eu fazia, tiravam foto da minha barriguinha, sangue do meu bracinho, tanto sangue que se hoje fosse juntar dava para encher outro gatinho.
Quando chegou em julho a moça de branco disse que eu tinha melhorado muito, que o tal linfoma tinha regredido, mas eu tinha que visitá-la sempre para acompanhar minha saúde e fazer exames regulares.
Meu pelinho lindo e cinza cresceu todinho de novo, e voltou a brilhar mais do que nunca. Não sinto mais dor, corro a casa toda, bato no meu irmãozinho, o Cinzinho. Ate hoje o linfoma não voltou, Graças a Deus, que cuida sempre de mim e da minha mamãe.
Ainda vou muito à moça de branco, que agora sei que ela é veterinária, Juliana, é o nome dela. Ela cuidou de mim. E todos que estavam na clínica cuidaram muito bem de mim, minha mamys disse que estou diferente, muito mimada, ela acha que fui mimada lá na Dra. Juliana.
Hoje agradeço a todos que cuidaram de mim, a Dra. Mariana, a Dra. Juliana, todas as enfermeiras e recepcionistas que sempre brincavam e conversavam comigo.
Eu não virei estrelinha!!!!
E, se Deus permitir, vou viver muito, muito, muito e muito tempo ainda. Ainda tenho muitos tapetes para comer e sofás para rasgar.
Ah!Eu não sei o que a Dra. Juliana fez com as fotinhas que ela tirava da minha barriguinha por isso não posso mostrar para vocês.
Eu estou vencendo o Câncer !!!
Cinzinha